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Metodologias dos Indicadores (de Desempenho: resultado/avaliação; e da Qualidade) para os setores privado/público/social

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ELIAS, Flávia Tavares Silva; PATROCLO, Maria Aparecida de Assis. Utilização de pesquisas: como construir modelos teóricos para avaliação?. Revista Ciências & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 10, nº. 1, p. 215-227, jan./mar., 2005.

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MARTINS, Roberto A. ; COSTA NETO, Pedro L. O. Indicadores de desempenho para a gestão pela qualidade total: uma proposta de sistematização. Gestão & Produção, São Carlos, SP, v. 5, nº. 3, p. 298-311, 1998.

MUGNAINI, Rogério; JANNUZIi, Paulo; QUONIAM, Luc. Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base Pascal. Revista Ciência da Informação, Brasília, DF, vol. 33, nº. 2, p. 123-131, mai./ago., 2004.

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PACE, Eduardo Sérgio Ulrich; BASSO, Leonardo Fernando Cruz; SILVA, Marcos Alessandro da. Indicadores de Desempenho como Direcionadores de Valor. Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 7, nº. 1 , p. 37-65, jan./fev./mar./abr., 2003.

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RATTNER, Henrique. Indicadores sociais e planificação do desenvolvimento. São Paulo: Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças-ABDL, outubro, 2003.

RIBEIRO, Vera Masagão (Coord.). Indicadores da qualidade na educação. São Paulo: Unicef, PNUD, Inep-MEC. São Paulo : Ação Educativa, 2004. (Projeto Ação Educativa).

RUA, Maria das Graças. Desmistificando o problema: uma rápida introdução ao estudo dos indicadores. Texto apresentado na oficina temática do PROMOEX-Avaliação de Resultados no Ciclo da Gestão Pública. Brasília/DF, 2004.

SILVA, Gustavo Souza de Loyola e et al. Sistema de indicadores de resultados para instituições de promoção social de famílias carentes: uma proposta. INTEGRAÇÃO - Revista eletrônica do Terceiro Setor, São Paulo, FGV, ano III, nº. 56, nov., 2005.

TAKASHINA, N. Tadashi. Indicadores da qualidade e do desempenho -  conceitos, definições e gestão de resultados. Revista Decidir, publicada em Jun/96, p. 26-28, atualizada em Jun., 1998.

TORRES, Haroldo da Gama; FERREIRA, Maria Paula; DINI, Nádia PinheiroIndicadores sociais: por que construir novos indicadores como o IPRS. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, vol. 17, nº. 3-4, p. 80-90, jul./dez., 2003.

TRZESNIAK, Piotr. Indicadores quantitativos: reflexões que antecedem seu estabelecimento. Revista Ciência da Informação,

VIEIRA, Marcelo Milano Falcão et al. Indicadores de Qualidade na Administração Municipal: um Estudo Exploratório na Prefeitura da Cidade de Recife. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 4, nº. 1, p. 69-91, jan./fev./mar./abr., 2000.

Indicadores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD:

Indicadores de Desenvolvimento Humano-PNUD Brasil

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil-PNUD Brasil

Atlas de Desenvolvimento Humano em Manaus-PNUD Brasil - 1991-2000

Relatórios sobre o  Desenvolvimento Humano no Brasil - 1996/1998 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006

Interdisciplinaridade - discussões teórico-metodológicas e aplicadas (algumas produções):

ALMEIDA, Jalcione  et al. Pesquisa interdisciplinar na pós-graduação: (des)caminhos de uma experiência em andamento. Revista Brasileira de Pós-Graduação-RBPG, Brasília, DF, CAPES, v. 1, n. 2, p. 116-140, nov., 2004.

ALVES, Railda F.; BRASILEIRO, Maria do C. E.; BRITO, Suerde M. de O. Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Revista Episteme, Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, jul./dez. 2004.

BATISTA, Sueli Soares dos Santos. O projeto interdisciplinar da teoria crítica: a história e a psicologia. Revista de Psicologia USP, São Paulo, SP,  vol. 12, nº. 1, p. 121-133, 2001.

BORTOLOZZI, Flávio; GREMSKI, Waldemiro. Pesquisa e pós-graduação brasileira - assimetrias. Revista Brasileira de Pós-Graduação-RBPG, Brasília, DF, CAPES, v. 1, n. 2, p. 35-52, nov., 2004.

CAMPOS, Edson Nascimento;  CURY, Maria Zilda Ferreira.  Fontes primárias: saberes em movimento. Revista da  Facaculdade de Educação,  São Paulo, vol .23, nº. 1-2, jan./dez., 1997.

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Interdisciplinaridade para quê? Revista Comunicações, Piracicaba SP, ano 9, nº 1, outubro, 2002.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Em direção ao mundo da vida : interdisciplinaridade e educação ambiental - conceitos para se fazer educação ambiental. Brasília : IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, 1998. 101f. (Cadernos de educação ambiental ; 2).

CONTINI, Elisio; SÉCHET, Patrick. Ainda há um longo caminho para a ciência e tecnologia no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, CAPES, v. 2, n. 3, p. 30-39, mar., 2005.

GOMES, Romeu; DESLANDES, Suely Ferreira. Interdisciplinaridade na saúde pública: um campo em construção. Revista Latino-Americana de Enfermagem,  Ribeirão Preto, SP, vol. 2, nº. 2, p. 103-114, jul., 1994.

GONÇALVES, Mª Augusta S. Teoria da ação comunicativa de Habermas: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola. Revista Educação & Sociedade, Campinas, SP, vol. 20 nº. 66, p. 125-140, abril, 1999.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Revista Educação & Pesquisa, São Paulo, vol. 31, nº. 2, p. 233-250, mai./ago., 2005.

LIMA, Carmen Lydia Dias Carvalho et al. Construção coletiva de um projeto interdisciplinar de extensão comunitária. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2º, Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2004.

MARCHELLI, Paulo Sergio. Formação de doutores no Brasil e no mundo: algumas comparações. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, CAPES, v. 2, n. 3, p. 07-29, mar., 2005.

MAZON, L.; TREVIZAN, M. A. Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científica. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, vol. 9, nº. 4, p. 83-87, jul., 2001.

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ROCHA, Paulo Ernesto Diaz. Trajetórias e perspectivas da interdisciplinaridade ambiental na pós-graduação brasileira. Revista Ambiente & Sociedade, Campinas, vol. 6, nº. 2, p. 155-182,jul./dez., 2003.

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Livros (on line):

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, MEC, Cortez, 1998. 281p.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.  2. ed. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

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