Espaço para

banner

educativo

(1)

Espaço para 

banner

 educativo

(2)

Consultorias em Metodologia Científica e

de Organizações

Roberto Teixeira

Home

Macroprocesso dos Serviços

Processo I

Processo II

Processo III

Legalidade da pesquisa profissional

Referências

Links p/produções

Metodologia Científica

Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Qualitativa

Metodologia dos Indicadores e Interdisciplinaridade

Tendências Pedagógicas

Contate-nos:

e-mail

Telefone: (92)

3237-3705

Manaus/Amazonas

Links para produções e produtores

Para continuar nesta página, clique no link com o botão direito do mause e abra nova janela de seu navegador.

Observa-se ao internauta que interessar-se pela usabilidade de uma das obras, a seguir, que ocorrendo de utilizá-la(s), no todo ou em parte, proceda, segundo as diretrizes das NBRs da ABNT nº. 10520 – para citações (clique p/ baixar); e nº. 6023 – para Referências (clique p/ baixar). Assim cumprindo, estará contribuindo com a divulgação da produção e do produtor intelectual, bem como fazendo viger os dispositivos estabelecidos, pela Lei de direitos autorais.

Pedagogia das Competências

ALANIZ, Erika Porceli. Competência ou qualificação profissional: noções que se opõem ou se complementam?. In: Reunião Anual da ANPEd, 25, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2002.

ALVES, Ana Elizabeth. A qualificação no novo contexto da automação e flexibilização do trabalho: um estudo do setor bancário. In: Reunião Anual da ANPEd, 23, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2000.

ANDRADE, Flávio A. A formação do “cidadão trabalhador”: educação e cidadania no contexto do “novo industrialismo”. In: Reunião Anual da ANPEd, 21, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1998.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Competência e qualificação: duas noções em confronto, duas perspectivas de formação dos trabalhadores em jogo. In: Reunião Anual da ANPEd, 22, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1999.

BALASSIANO, Moisés; SEABRA, Alexandre Alves de; LEMOS, Ana Heloísa. Escolaridade, salários e empregabilidade: tem razão a teoria do capital humano?. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 9, nº. 4, p. 1-15, out./nov./dez.,  2005.

BIANCHETTI, Lucídio. As novas tecnologias e a devassagem do espaço-tempo do saber tácito dos trabalhadores. In: Reunião Anual da ANPEd, 21, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1998.

BRUNO-FARIA, Maria de Fátima; BRANDÃO, Hugo Pena. Competências Relevantes a Profissionais da Área de T&D de uma Organização Pública do Distrito Federal. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 7, nº. 3, p. 35-56, jul./ago./set.,  2003.

CORRÊA, Maria Laetitia; TEIXEIRA, Alessandra Luisa. Uma nova faceta da gestão empresarial: a conformação da subjetividade do trabalhador. In: Reunião Anual da ANPEd, 23, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2000.

DUTRA, Joel Souza; HIPÓLITO, José Antonio Monteiro; SILVA, Cassiano Machado. Gestão de Pessoas por Competências: o Caso de uma Empresa do Setor de Telecomunicações. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 4, nº. 1,p. 161-176, jan./fev./mar./abr., 2000.

FARTES, Vera Lúcia Bueno. Aquisição da qualificação: a multidimensionalidade de um processo contínuo. In: Reunião Anual da ANPEd, 24, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2001.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o Conceito de Competência. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, Edição Especial, p. 183-196, 2001.

HARRES, Elaine; CHAGAS, Milene Martos. Análise da qualificação do trabalhador na indústria que passa pelo processo de reestruturação produtiva. In: Reunião Anual da ANPEd, 22, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1999.

LAUDARES, João Bosco; TOMAS, Antonio. O técnico de escolaridade média no setor produtivo: seu novo lugar e suas competências. In: Reunião Anual da ANPEd, 24, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2001.

LELIS, Isabel Alice. Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico?. Educação & Sociedade, Campinas, SP, ano XXII, nº 74, p. 43-58, abril/2001.

MACÁRIO, Epitácio. Determinações ontológicas da educação: uma leitura à luz da categoria trabalho. In: Reunião Anual da ANPEd, 24, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2001.

MAIA, Graziela Zambão Abdian; MACHADO, Lourdes Marcelino. O trabalhador frente ao terceiro milênio. In: Reunião Anual da ANPEd, 23, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2000.

MARKERT, Werner. Novas competências no mundo do trabalho e suas contribuições para a formação do trabalhador. In: Reunião Anual da ANPEd, 23, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2000.

_____. Trabalho, universalidade, comunicação e sensibilidade – aspectos teórico-metodológicos para um conceito dialético de competência. In: Reunião Anual da ANPEd, 24, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2001.

MONTEIRO, Silas Borges; SPELLER, Paulo. Formação docente e as questões da pós-modernidade. Revista de Educação Pública, vol. 007, nº.  013, jun./dez., 1999.

ROCHA, Nara Luciene; FIDALGO, Fernando. Processo de individualização e desenvolvimento de competências: implicações para a formação e qualificação do trabalhador. In: Reunião Anual da ANPEd, 25, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2002.

PEREIRA, Gilson R. de M.; CATANI, Denice B.; CATANI, Afrânio M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro. In: In: Reunião Anual da ANPEd, 23, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2000.

SOUZA, Donaldo Bello de; SANTANA, Marco Aurélio; DELUIZ, Neise. O entendimento da CUT, CGT, e FS sobre o papel da educação face às transformações no mundo do trabalho: tensões e dinâmicas estruturais e conjunturais. In: Reunião Anual da ANPEd, 22, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1999.

SOUZA, Maria das Graças Galvão de. Programas de Qualificação Profissional: uma análise sobre o fazer pedagógico. In: Reunião Anual da ANPEd, 24, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2001.

Outros estudos:

A pedagogia das competências e a psicologização das questões sociais. RAMOS, Marise Nogueira.

A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação?. FERRETTI, Celso João.

A noção de competência enquanto princípio de organização curricular. COSTA, Thais Almeida.

O Modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. DELUIZ, Neise.

Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo. DIAS, Rosanne Evangelista e LOPES, Alice Casimiro.

Competências no discurso oficial da formação de professores no Brasil. DIAS, Rosanne Evangelista.

Competências – um conceito recontextualizado no currículo para a formação de professores no Brasil. DIAS, Rosanne Evangelista.

Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio. DIAS, Rosanne Evangelista; ABREU, Rozana Gomes de.

Trabalho e comunicação: reflexões sobre um conceito dialético de competência. MARKERT, Werner.

Construindo competências. Entrevista com Philippe Perrenoud, Universidade de Genebra.

Desenvolvendo competências. MARTINS, Rosângela Borges.

Pedagogia das competências e diretrizes curriculares: a estetização das relações entre trabalho e educação. TROJAN, Rose Meri.

Pedagogia das competências: conteúdos e métodos. BURNIER, Suzana.

Extensão de modelos de competências para avaliação formativa e continuada e planejamento de recursos humanos. MITCHELL, Luís H. R. G.; FUKS, Hugo; LUCENA, Carlos J. P. de L.

Trabalho, qualificação e competência profissional - das dimensões conceituais e políticas. MANFREDI, Silvia Maria.

As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. DUARTE, Newton.

Pedagogia da Qualidade

ANDRIETTA, João M.; MIGUEL Paulo A. C. A importância do método seis sigma na gestão da qualidade analisada sob uma abordagem teórica. REVISTA DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA, Piracicaba, vol. 11, nº. 20, p. 91-98, jul./dez., 2002.

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. As novas “qualidades pessoais” requeridas pelo capital. In: Reunião Anual da ANPEd, 20, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1997.

BRZEZINSKI, Iria. Qualidade na graduação. FlashUCG, Goiânia, GO, março, 2005.

BUFFON, M. C. M; CAVALLET, V. J. Metáforas novas para reencantar a educação epistemologia e didática. Revista Visão Acadêmica, Curitiba, v. 3, nº. 1, p. 57-60, jan./jun., 2002.

CAMPOS, Maria Malta. A qualidade da educação em debate. Revista UMBRAL 2000 Digital, nº. 5, Enero del 2001. p. 5-41.

CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Educação para o século XXI: desafio da qualidade e da eqüidade. Brasilía: INEP, 1999.

CHEVALIER, Francoise. Os círculos de qualidade são ainda um tema atual?. RAE-Revista de administração de Empresas, São Paulo, v. 35, nº. 4, p. 8-14, jul./ago., 1995.

CORDEIRO, José Vicente B. de M. Reflexões sobre a Gestão da Qualidade Total: fim de mais um modismo ou incorporação do conceito por meio de novas ferramentas de gestão?. Revista da FAE, Curitiba, v.7, nº.1, p. 19-33, jan./jun., 2004.

CUNHA, Miguel P.; CUNHA, João V.; DAHAB, Sônia. Gestão da qualidade: uma abordagem dialética. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, Edição Especial, p. 197-215, 2001.

DONEL, Flávia et al. Qualidade na Educação. In: COBENGE-Congresso Brasileiro de Ensino de Engenhari, XXIX, Uberlândia, Anais..., Uberlândia, MG: UFU, 2001.

FARIA, Geniana Gimarães; SILVA, Eliza Maria Costa. A qualidade total na educação: questões teóricas e práticas. Cadernos Eletrônico Trabalho & Educação em Perspectiva, Belo Horizonte, MG, NETE-FaE-UFMG, nº. 2, 2004. (TRABALHO E EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA).

FONSECA, João Luiz. O círculo de controle de qualidade: um esforço de modelo participativo. RAE-Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, vol. 24, nº. 4, p. 23-29, out./dez., 1984.

FREYSSENET, Michel; HIRATA, Helena Sumiko. Mudanças tecnológicas e participação dos trabalhadores: os círculos de controle de qualdiade no Japão. RAE-Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, vol. 25, nº. 3, p. 5-21, jul./set., 1985.

GADOTTI, Moacir. Gestão democrática e qualidade de ensino. In: FÓRUM NACIONAL DESAFIO DA QUALIDADE TOTAL NO ENSINO PÚBLICO, Iº, Anais...,  Minascentro, Belo Horizonte-MG, 28 a 30 de julho de 1994.

_____A autonomia como estratégia da qualidade de ensino e a nova organização do trabalho na escola. In: Seminário Nacional ESCOLA CIDADÃ: Aprender e Ensinar Participando, Porto Alegre-RS, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, 24-26 de março de 1994.

GOLDBARG, Marco César. Educação e qualidade: repensando conceitos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, INEP, v.79, n.193, p. 35-62, set./dez., 1998.

GRANUZZO, Alexandre; AUGUSTO, Mabel A.; MATTOSINHO, Pedro. Avaliação da qualidade de um serviço e algumas ferramentas úteis no gerenciamento da qualidade de serviços. CADERNOS DISCENTES COPPEAD, Rio de Janeiro, nº. 4, p. 30-57, 2000.

GOMES, Candido Alberto. A escola de qualidade para todos: abrindo as camadas da cebola. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, vol.13, nº. 48, p. 281-306, jul./set., 2005.

LONGO, Rose Mary Juliano. Gestão da qualidade: evolução histórica, conceitos básicos e aplicação na Educação. Brasília: IPEA, 1996. (Texto para Discussão, nº. 397).

MACHADO, Luís Eduardo. A qualidade total e a educação superior: uma revisão bibliográfica. Revista Análise, Jundiaí, SP, ano III, nº. 5, p. 18-24, março, 2002.

MARTINS, Herbert Gomes. A qualidade total como confirmação do campo pedagógico através da aprendizagem organizacional: o caso da Companhia Cervejaria Brahma-RJ. In: Reunião Anual da ANPEd, 20, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1997.

MONACO, Felipe de Faria; GUIMARÃES, Valeska Nahas. Gestão da Qualidade Total e Qualidade de Vida no Trabalho: o Caso da Gerência de Administração dos Correios. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 4, nº. 3, p. 67-88, set./out./nov./dez., 2000.

RAMOS, Márcia E. T. A “Alma do Negócio”: o Ensino de Qualidade Total nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Revistas História Hoje, vol. 1, nº. 2, dez., 2003.

ROMAN, Leila F. M. Gestão pela qualidade total na Educação: estudo exploratório-"ETEP". 1999. 64 f. Monografia (Especialização MBA em Gerência Empresarial) - Taubaté: Universidade de Taubaté, 1999.

SCOPINHO, Rosemeire Aparecida. Qualidade total, saúde e trabalho: uma análise em empresas sucroalcooleiras paulistas. RAC-Revista de Administação Contemporânea,, Curitiba, PR, vol. 4, nº. 1,p. 93-112, jan./fev./mar./abr., 2000.

SEDUC-CE/INDG. Programa de Melhoria da Educação Básica do Estado do Ceará. Ceará: SEDUC-CE/INDG, 2001.

SILVA, Jovino Moreira da. Avaliação do formando e a qualidade do processo educacional brasileiro. In: ENANGRAD, VII, Florianópolis, SC, Anais.... Florianópolis, SC: ANFRAD, 1996.

SILVA, Maria Emília Pereira da. Qualidade funcional: gênese de uma “nova” qualidade em educação. In: Reunião Anual da ANPEd, 24, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2001.

TEIXEIRA, Déa Lúcia Pimental. Círculos de controle de qualidade: um estudo de caso no Brasil e uma avaliação da experiência francesa. RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, vol. 30, nº. 4, p. 31-39, out./dez., 1990.

TOLFO, Suzana da Rosa; PICCININI, Valmíria Carolina. As Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil e a Qualidade de Vida no Trabalho: Disjunções entre a Teoria e a Prática. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 5, nº. 1, p. 165-193, jan./fev./mar./abr., 2001.

TURCHI, Lenita Maria. Qualidade total: afinal de que estamos falando?. Brasília: IPEA, 1997. (Texto para Discussão, nº. 459).

VEIGA, Laura; LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira; DUARTE, Vanda Catarina. Qualificação, competência técnica e inovação do ofício docente para a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental. AC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 9, nº. 3, p. 1-17, jul./ago./set., 2005.

VIVAN, Antônio Marcos; FRIES, Delsi; ZANOTELLI, Cladir Teresinha. Implementação de um processo de qualidade a partir da metodologia do programa 5 "S". CADERNO DE PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, SÃO PAULO, vol.1,nº.  7, 2º trim./1998.

XAVIER, Antonio Carlos da R. A gestão da qualidade e a excelência dos serviços educacionais: custos e benefícios de sua implantação. Brasília: IPEA, 1996. (Textos para Discussão, nº. 408).

Modelo da Andragogia Pedagógica (Aporte ao processo educativo de Jovens e Adultos)

Andragogia: arte e ciência na aprendizagem do adulto. CHOTGUIS, José.

Educação de Adultos - uma abordagem Andragógica. GOECKS, Rodrigo.

Andragogia: a aprendizagem nos adultos. CAVALCANTE, Roberto de Albuquerque.

Andragogia - a educação de adultos. OLIVEIRA, Ari Batista de.

Andragogia  ou Pedagogia na Educação de Adultos?. LIMA, Ferreira, Maria da Conceição de; OLIVEIRA, Sônia Macedo de.

ANDRAGOGIA: avanço pedagógico ou “pedagogia de resultados” na educação profissional de alunos adultos/trabalhadores? ARANHA, Antônia Vitória Soares.

Modelo Andragógico: teoria da aprendizagem do adulto. (Dissertação). CHOTGUIS, José.

Modelo Andragógico aplicado à Dinâmica de Sistemas e a compreensão de estruturas de negócios. (Dissertação). BASTOS, Alexandre Antunes Parreiras.

Andragogia – uma concepção filosófica e metodológica de ensino e aprendizagem. MORAIS, Maria de Lourdes Cysneiros de.

Pirâmide do processo de aprendizado pelo Modelo Andragógico. Edgar Dale apud Prof. Roberto Witte.

Estudos sobre aplicação da Andragogia. Revista Formar nº. 46/50 – Março/2004.

Você sabe o que é andragogia?. FAVA, Luiz Roberto G.

Andragogia: ensinando o adulto a aprender. CARDOSO, Margot.

Tecnologia e Andragogia: aliadas na educação a distância. GOMES, Rita de Cássia Guarezi; PEZZI, Silvana; BÁRCIA, Ricardo Miranda.

A aprendizagem de estudantes universitários. OLIVEIRA, Maria Helena Palma de.

Avaliação de competências. (Dissertação, produção com aplicação do aporte Andragogia). SOUZA, Maria Hugue de.

Andragogia. Enciclopédia Wikipédia.

Andragogia. (vários textos).

Andragogia. (breve histórico comparativo).

Andragogia aplicada no ensino das TICs. TAROUCO, Liane Margarida R. et al.

Seminário - Pedagogia, Andragogia e Terapia. IZAGUIRRES, Baltazar et al.

Pedagogia do Oprimido/da Autonomia/Problematizadora e Social

ANTROPOLOGIA DE PAULO FREIRE: uma resposta epistemológico-humanizadora necessária para o mundo contemporâneo. MAFRA, Jason Ferreira.

SABER APRENDER - um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. GADOTTI, Moacir.

Paulo Freire: fonte de educação popular e referência para a pedagogia da participação. WEYH, Cênio Back.

A ética universal de Paulo Freire: leituras, inquietações e trilhas a percorrer. SOUZA, Abel Sidney de.

A pedagogia de Paulo Freire nos quatro cantos da educação da infância. ANGELO, Adilson de.

FREIRE: consciência e libertação (a pedagogia perigosa). RUBIO, Eduardo Medina.

A educação de jovens e adultos à luz da pedagogia libertadora de Paulo Freire. RIBAS, Isabel Cristina.

Lições de FREIRE. GADOTTI, Moacir.

Contribuição de Paulo Freire ao Estudo do Currículo. BOING, Luiz Alberto.

Movimento de Educação de Jovens e Adultos-MOVA. Paulo Freire.

4º Encontro do MOVA Brasil. Instituto Paulo Freire-IPF

4º. Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. SESI, UnB, UNESCO, 2005.

A Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. SAUL, Ana Maria.

Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão.

Expediência e educação: as contribuições de Paulo Freire para a educação de pessoas jovens e adultas. MELLOS, Roseli Rodrigues de; FRANZI, Juliana.

O papel social do professor: uma contribuição da filosofia da educação e do pensamento freireano à formação do professor. RUIZ, Maria José Ferreira.

Ação consciente no pensamento freiriano. VASCOCNELOS, Giuliana Cavalcanti.

O trabalho pedagógico na construção social da excelência escolar. VASCONCELLOS, Maria Drosila.

Modernidade pedagógica e modelos de formação docente. CARVALHO, Marta Maria Chagas de.

O processo de mediação pedagógica em sala de aula. REDMERSKI, Diana Maria; GASPARIN, João Luiz.

Os movimentos dos sentidos na constituição metodológica. HELOANI, José Roberto; SOUZA, Débora Martins de.

Pedagogia e a Pedagogia Social: educação não formal. MACHADO,  Evelcy Monteiro.

Alguns estudos sobre a Pedagogia Problematizadora:

ABEGG, Ilse; BASTOS, Fábio da P. Fundamentos para uma prática de ensino-investigativa em Ciências Naturais e suas tecnologias: Exemplar de uma experiência em séries iniciais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 4, nº. 3, 2005.

FOERSTE, Gerda M. S.; FOERSTE, Erineu. Docência e trabalho: reflexões sobre o papel da prática de ensino. In: Reunião Anual da ANPEd, 23, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2000.

NASCIMENTO, Eucidio Arruda do. Novas tecnologias educacionais na sala de aula: implicações no trabalho docente. n: Reunião Anual da ANPEd, 24, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2001.

NOGUEIRA, Paulo Henrique. Habermas e a não centralidade formativa do trabalho, uma crítica filosófica ao marxismo. In: Reunião Anual da ANPEd, 24, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2001.

PADOIN, Egre Terezinha. Educação e inserção no mercado de trabalho: um estudo a partir da intermediação de emprego. In: Reunião Anual da ANPEd, 24, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2001.

TUMOLO, Paulo Sergio. O significado do trabalho no capitalismo e o trabalho como princípio educativo: ensaio de análise crítica. In: Reunião Anual da ANPEd, 24, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2001.

Abordagem da Ecopedagogia (vertente de Pensamento Freiriano)

Pedagogia da terra: Ecopedagogia e educação sustentável. GADOTTI, Moacir.

Ecopedagogia.

Perspectivas atuais da educação. GADOTTI, Moacir.

Diálogos entre Ecopedagogia e Edução Ambiental. AVANZI, Maria Rita.

Pedagogia Histórico-Crítica

Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações (Dermeval Saviani). FERNANDES, Sandro Luis.

Pedagogia Histórico-Crítica: é preciso aproximar mais (Crítica a teoria de Dermeval Saviani). CHAVES, Eduardo O. C.

DERMEVAL SAVIANI: Notas para uma releitura da Pedagogia Histórico-Crítica. RIBEIRO, Maria de Lourdes; RODRÍGUEZ, Margarita Victoria.

Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. MAZZEU, Francisco José Carvalho.

A educação brasileira na década de 80: a Pedagogia Histórico-Crítica. HENRIQUES, Maria José Rizzi.

Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. RODRIGUES Jr. José Florêncio.

Metodologia histórico-crítica: processo dialético de construção do conhecimento escolar. GASPARIN, João Luiz.

Teoria crítica e a educação (com base em Henry Giroux, Popper e Adorno e outros pensadores). CEPPAS, Felipe.

A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. do ensino de ciências. TEIXEIRA, Paulo Marcelo M.

Pedagogia Empresarial

BIONDI, Antonio Almerico. Hegemonia e educação na conformação contemporânea do campo qualificação profissional. In: Reunião Anual da ANPEd, 25, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2002.

BONFIM, Antonio Carlos Ferreira. Habermas: trabalho, linguagem e forma de vida humana. In: Reunião Anual da ANPEd, 25, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2002.

CAMPOS, Roselani Fátima. A nova pedagogia fabril - tecendo a educação do trabalhador. In: Reunião Anual da ANPEd, 18, Caxambu, MG, Anais..., Caxambu, MG: ANPED, 1995.

CÊA, Geórgia Sobreira dos Santos. A educação profissional sob a ótica da mediação e da ruptura: reflexões sobre o PLANFOR. In: Reunião Anual da ANPEd, 23, Caxambu, MG, Anais..., Caxambu, MG: ANPED, 2000.

DELUIZ, Neise. Projetos em disputa: empresários, trabalhadores e a formação profissional. In: Reunião Anual da ANPEd, 18, Caxambu, MG, Anais..., Caxambu, MG: ANPED, 1995.

HOLTZ, Maria Luiza Marins. Lições de pedagogia empresarial. 2.ed. Sorocaba, SP: MH Assessoria Empresarial Ltda, 2006. 160 f.

GARCIA, Nilson Marcos Dias. A fábrica como espaço de aprendizagem, a escolarização como perspectiva de emprego. In: Reunião Anual da ANPEd, 25, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2002.

GENTILI, Pablo. Educar para o desemprego: a desintegração da promessa integradora. In: Reunião Anual da ANPEd, 20, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1997.

KOBER, Claudia Mattos. A qualificação profissional do ponto de vista de trabalhadores da indústria. In: Reunião Anual da ANPEd, 25, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2002.

LACERDA, Érika Rodrigues Magalhães; ABBAD, Gardênia. Impacto do Treinamento no Trabalho: Investigando Variáveis Motivacionais e Organizacionais como suas Preditoras. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 7, nº.4, p. 77-96, set./out./nov./dez., 2003.

MASCARENHAS, André Ofenhejm; VASCOCNELOS, Flavio Carvalho de; VASCONCELOS, Isabella F. G. de. Impactos da tecnologia na gestão de pessoas – um estudo de caso. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 9, nº. 1, p. 125-147, jan./fev./mar.,  2005.

MATTOS, Pedro Lincoln C. L. Teoria administrativa e  pragmática da linguagem: perspectivas para problemas que afligem as relações entre acadêmicos e consultores, educadores e educandos. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 7, nº. 2, p. 35-55, abr./mai./jun., 2003.

MENEZES, Pedro Paulo Murce; ABBAD, Gardênia. Preditores individuais e situacionais de auto e heteroavaliação de impacto do treinamento no trabalho. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, Edição Especial, p. 185-204, 2003.

PEREIRA, Marlene Monteiro et al. Pedagogia empresarial. Brasília: Universidade Católica de Brasília-UCB, 2005.

PUENTE-PALACIOS, Katia Elizabeth; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. O efeito da interdependência na satisfação de equipes de trabalho: um estudo multinível. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 9, nº. 3, p. 1-15, jul./ago./set.,  2005.

RAMOS, Marise Nogueira. Reforma da educação profissional: uma síntese contraditória da (a)-diversidade estrutural. In: Reunião Anual da ANPEd, 19, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1996.

RODRIGUES, José dos Santos. O pensamento pedagógico industrial. In: Reunião Anual da ANPEd, 21, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1998.

SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. A teoria deo capital intelectual como base ideológica para a pedagogia corporativa. In:  ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE   ENSINO, XIII, Recife, PE, Anais... Receife: UFPE, 2006.

_____. “O novo ensino médio agora é para a vida”: neoliberalismo, racionalidade instrumental, e a relação trabalho-educação na reforma do ensino secundário. In: Reunião Anual da ANPEd, 24, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2001.

SANTOS, Eloisa Helena. O saber em trabalho: a experiência do desenvolvimento tecnológico pelos trabalhadores de uma indústria brasileira. In: Reunião Anual da ANPEd, 19, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1996.

SCHIEHLL, Eduardo; MORISSETTE, Raymond. Treinamento: Análise do Relacionamento da Avaliação nos Níveis de Reação, Aprendizagem e Impacto no Trabalho. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 4, nº. 3, p. 25-45, set./out./nov./dez., 2000.

SILVA, Maria Vieira. O ethos empresarial na educação escolar: novos dispositivos, novas subjetividades. In: Reunião Anual da ANPEd, 24, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2001.

SHIROMA, Eneida Oto. A formação do trabalhador disciplinado. In: Reunião Anual da ANPEd, 18, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1995.

SOUZA, Maria das Graças Galvão de. A complementação da escolaridade do trabalhador na empresa: uma experiência baiana. n: Reunião Anual da ANPEd, 20, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1997.

TAMAYO, Alvaro; PASCHOAL, Tatiane. A relação da motivação para o trabalho com as metas do trabalhador RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 7, nº.4, p. 33-54, set./out./nov./dez., 2003.

TEIXEIRA, Ana Maria Freitas. Educação do trabalhador: quando o “patrão” é o “professor”. In: Reunião Anual da ANPEd, 22, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1999.

TEIXEIRA, Maria Luísa Mendes; POPADIUK, Silvio. Confiança e desenvolvimento de capital intelectual: o que os empregados esperam de seus líderes?. RAC-Revista de Administação Contemporânea, Curitiba, PR, vol. 7, nº. 2, p. 73-92, abr./mai./jun., 2003.

TUMOLO, Paulo Sergio. A educação frente às metamorfoses no mundo do trabalho: uma proposta de método de análise. In: Reunião Anual da ANPEd, 19, Caxambu, MG, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1996.

Tendências e Teorias Pedagógicas/Abordagens Crítico-Didáticas

Teoria crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação. BATISTA, Sueli Soares dos Santos.

Raízes da didática das décadas de 70 a 90 no Brasil: práticas socioculturais e a teoria pedagógica Comeniana. CAMBRUZZI, Ana Maria.

A teoria do capital humano e o provão – ROTHEN, José Carlos.

Trabalho e consciência: mudanças na sociedade do trabalho e a reconstrução da teoria de classe. MARKERT, Werner.

Pragmatismo, experiência e educação em John Dewey. TIBALLI, Elianda Figueiredo Arantes.

O Emílio como categoria operatória do pensamento Rousseauniano. BOTO,  Carlota.

A trajetória do pensamento educacional de Paulo Freire (1959-1968): de Anísio Teixeira a Pedagogia do Oprimido. FONSECA,  Sérgio César da.

As utopias científicas e a formação do imaginário social acerca da ciência. OLIVEIRA, - Bernardo Jefferson de.

A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender - Davídov e a Teoria Histórico-Cultural da atividade. LIBÂNEO, José Carlos

Politecnia ou educação tecnológica: desafios ao ensino médio e à educação profissional. LIMA FILHO, Domingos Leite; GARCIA, Nilson Dias.

Ciclo ou séries? O que muda quando muda a forma de organizar os tempos – espaços de ensinar e aprender? FREITAS, Luiz Carlos de.

Os cotidianos da escola e seus currículos – FERRAÇO, Carlos Eduardo; KONDURU, Roberto Konduru.

Construindo o significado da relação ensinar-aprender - AMBROSETTI, Neusa Banhara.

Didática e práticas docentes: uma abordagem comparatista - BITTENCOURT, Jane; AMADE-ESCOT, Chantal.

Elementos para a configuração da teoria do corpore sano- MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza.

Teorias Educacionais - um quadro comparativo. TAVARES, Orivaldo de Lira.

Teoria Crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação. BATISTA, Sueli S. dos S.

Teoria da ação comunicativa de Habermas: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola. GONÇALVES, Maria Augusta Salin.

Teoria crítica e educação: um estudo sobre o papel da literatura infantil como um dos mediadores no processo de semiformação. BARCELLOS, Carine. .  Revista Comunicações,  Piracicaba SP, ano 9, nº 1, outubro, 2002.

Novas abordagens de ensino e aprendizagem: possibilidades de inovação no ensino superior. MALUSÁ, Silvana; MONTALVO, Márcia Rodrigues B. S.. Revista comunicações,  Piracicaba SP, ano 9, nº 1, outubro, 2002.

Relações entre teorias pedagógicas e teorias do conhecimento. FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira; LIBÂNEO, José Carlos.

A vida nas escolas: teoria e prática. SILVA, Antonio Ozaí da.

Questões de Metodologia do Ensino Superior - A Teoria Histórico Cultural da Atividade de Aprendizagem. LIBÂNEO, José Carlos.

Educação superior : conceitos, definições e classificações. (Livro). CAVALCANTE, Joseneide Franklin.

Métodos e Teorias Pedagógicas. CASTELO BRANCO, Estáquio L.

Livros (on line):

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, MEC, Cortez, 1998. 281p.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.  2. ed. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

Serviços de serviços  profissionais na Área de Informática

Home             Macroprocesso               Processo I              Processo II             Processo III

Webmaster : Roberto Teixeira     Atualizada em : 08.ABR.2007     Visitante:          Horário :     /  Data :