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Referências (às literaturas, a seguir relacionadas, fazem parte de nosso acervo físico (impressas) e eletrônico (nos formatos: “pdf”, “post cript” e “pandora”).

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(1) Aportes sistematizados de:

BALLESTERO ALVAREZ, Maria Esmeralda. Organização, sistemas e métodos. V. 1. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.

BERNARDES, Cyro; MARCONDES, Reynaldo C. Sociologia aplicada à administração. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. Ed. Atlas. São Paulo, 2000.

FARIA, A. Nogueira. Organização de empresas: teoria e prática de organização. V. 1. 5 ed. Ampliada e atualizada. Rio de Janeiro: LTC, 1974.

LENHARD, Rudolf. Introdução à administração escolar. São Paulo: Pioneira, 1978.

MOTTA, Fernando C. P. Teoria geral da administração: uma introdução. 10a. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Pioneira, 1982.

(2) Estudos articulados junto as obras de:

DAVENPORT, T. H. Reengenharia de Processos: Como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Trad. W. Dutra. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, vol. 40, nº 1, p. 6-19, jan./mar., 2000.

________ . Processo, que processo?. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, vol. 40, nº 4, p. 8-19, out./dez., 2000.

HARRINGTON, James. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993.

TAKASHINA, Newton T.; FLORES, Mario C. X. Indicadores da qualidade e do alto desempenho: como estabelecer metas e medir resultados. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1996.

Acesse aqui as Referências, estudadas como embasamento teórico-técnico para disseminação das atividades.

Outras obras estudadas/consultadas:

ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencantar a educação; epistemologia e didática. Piracicaba: Editora Unimep, 1996.

AZEVEDO, Clovis Bueno de.; LOUREIRO, Maria Rita. Carreiras públicas em uma ordem democrática: entre os modelos burocrático e gerencial. Revista do Serviço Público/ENAP, ano 54, n.1, p. 45-60, Jan-Mar/2003, estudos disponíveis no site da ENAP em: <http://www.enap.gov.br>. Acesso em: 04 fev.2004.

BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas. 3a. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1977.

BETHLEM, Agrícola. Estratégia empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha. (orgs.). A pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. 2. ed. revista e ampliada. Piracicaba: Editora Unimep, 1997.

BRASIL/MARE. Gestão Gerencial visando resultados, produções essas disponibilizadas no URL:<http://www.planejamento.gov.br> - na categoria publicações: Cadernos MARE nºs 1 a 17; Acesso em: 13 jan.2002.

BRASIL/SEGES. Uma Nova Relação do Setor Público com o Cidadão - Primeira Pesquisa Nacional de Avaliação da Satisfação dos Usuários dos Serviços Públicos. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão/Secretaria de Gestão. Brasília, outubro de 2000. Disponível em: <http://www.planejamento.gov.br/arquivos_down/seges/publicacoes/PrimeiraPesquisaNacional.PDF>. Acesso em: 12 out.2003.

CARVALHO, Antonio Vieira de; SERAFIM, Oziléia C. Gomes. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira, 1995.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 1. ed. Petropólis,  RJ: Vozes, 2006.

RAMOS, Cosete. Pedagogia da qualidade total.  Rio de Janeiro: Ed.  Qualymark, 1994.

DEMING, W. E. Qualidade: A revolução da administração. Rio de Janeiro, Editora Marques Saraiva, 1990.

DESCARTES, René. Discurso do método. Apresentação/comentário de Denis Huisman; tradução: Elza Moreira Marcelina. Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Ática, 1989.

______. Regras para a Orientação do Espírito. São Paulo: Editora Martin Claret, 2003.

DIÓGENES GASPARINI. Direito Administrativo.  São Paulo: Ed. Saraiva, 1993.

FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 8a. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

______. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

FLEM. Gestão Pública: o debate contemporâneo. Fundação Luís Eduardo Magalhães. – Salvador: FLEM, 2003. 104p. (Cadernos FLEM, 7). Disponível em: <http://www.flem.org.br/cadernosflem/CadernoArtigos.asp?IdtCaderno=7>. Acessos em: 20 jun.2004.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 25. ed. Tradução Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra S. A., 2001.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

______. Metodologia do ensino superior. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

______. Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

GOMES, Hélio. Qualidade total na escola: metodologia de solução de problemas. Belo Horizonte, MG: Ed. Lê: Pitágoras Tec, 1994.

_____. Qualidade total na escola: fundamentos e implantação. Belo Horizonte, MG: Ed. Lê, 1995.

GUILLON, Antonio B. B.; MIRSHAWKA, Victor. Reeducação: qualidade, produtividade e criatividade: caminho para a escola excelente do século XXI. São Paulo: Mokron Books, 1994.

HAMMER, M., CHAMPY, J. Reengenharia: Revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. Trad. Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 4. ed. São Paulo: Ática, 1997.

HINES, Peter; TAYLOR, David. Enxugando a empresa: um guia para implementação. Tradução Edgar Toporvoc. São Paulo: IMAM, 2000.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover, as setas do caminho. Mediação: Porto Alegre, 1996.

ISHIKAWA, Kaoru. Controle de qualidade total. Rio Janeiro: Ed. Campus, 1993. Artigo: Orientadores de Diploma. Interlocutor didático –  Dr. Kaoru Ishikawa in memorium.

KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 1995.

KOTLER, Philip et al. A Nova Concorrência. Rio de Janeiro, Prentice-Hall, 1986.

LAKATOS, E. Mª.; MARCONI M. de Andrade. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LAPPONI, Juan Carlos. Estatística usando Excel. São Paulo: Lapponi Treinamento e Editora, 2000.

LOBOS, Júlio A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1979.

LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002.

MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva. Mª. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostras e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1986.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. Ed. compacta. Saão Paulo: Atlas, 1996.

MEGGINSON, Leon C. et. al. Administração - conceitos e aplicações. 4. ed. São Paulo: Editora Harbra Ltda., 1998.

MEZOMO, João Catarin. Gestão da qualidade total na escola: princípios básicos. Petropolis: Vozes, 1997.

MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian. O processo da estratégia. 3. ed. Tradução de James Sunderland Cook/Teniza da Silveira. Porto Alegre: Bookman, 2001.

______. et al. Safari de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MONTEIRO, Geraldo T. M.; SAVEDRA, Mônica M. G. Metodologia da pesquisa jurídica: manual para elaboração e apresentação de monografias. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Cortez-Unesco: São Paulo-Brasília, 2000. Artigo: Os sete saberes necessários à educação do futuro. Edgar Morin.

NUNES, Luiz Antonio. Manual de introdução ao estudo do direito: com exercícios para sala de aula e lições de casa. São Paulo: Saraiva, 1996.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 14. ed., revista. São Paulo: Atlas S. A., 1999.

PARASURAMAN, A. et al. Serviços de Marketing – Competindo através da QUALIDADE. Editora Norma-Maltese, 1992.

PERRENOUD, Philippe. Dez competências para ensinar. Artes Médicas: Porto Alegre, 2000.

PORTER, Michael. Competição = on competition: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

______. Estratégias competitivas: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

ROESCH, Sylvia Mª. Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guias para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de casos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SALERNO, Mario Sergio. Projeto de organizações integradas e flexíveis: processos, grupos e gestão democrática via espaços de comunicação-negociação. São Paulo: Atlas, 1999.

SENGE, Peter M. A quinta disciplina - arte e prática da organização de aprendizagem. 10. ed. revista e ampliada. São Paulo: Editora Best Seller, 2002. As Organizações que aprendem, segundo Peter Senge: "a Quinta disciplina”. Artigo contido no Cadernos Discentes COPPEAD/UFRJ, nº 9, 2001.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. Disponível em: <http://www.ppgep.ufsc.br/Metodologia_da_Pesquisa_3a_edicao.zip>. Acesso em: 21 abr.2002.

SINK, D. Scott; TUTTLE, Thomas C. Planejamento e medição para a performance. Tradução de Elenice Mazzilli e Lúcia Faria Silva. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1993.

SLACK, Nigel et al. Administração da produção. 1. ed. 4ª tiragem. Revisão técnica Henrique Corrêa, Irineu Gianesi. São Paulo: Atlas, 1997.

TACHIZAWA, Takeshy et al. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

WOOD Jr, Thomaz. Fordismo, toyotismo e vovismo: os caminhos da indústria em busca do tempo perdido. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, vol. 32, nº 4, p. 6-18, set./out., 1992.

______. Novas configurações organizacionais: pesquisa exploratória empírica sobre organizações locais. Relatório de Pesquisa nº 37/2001. EAESP/FGV/NPP - NÚCLEO DE PESQUISAS E PUBLICAÇÕES, 2001. Disponível em: <http://www.fgvsp.br/adm/arquivos_npp/P00041_1.pdf>. Acesso em: 13 abr.2003.

YIN, Robert K. Estudo de caso - planejamento e métodos. 2a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

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