Espaço para

banner

educativo

(1)

Espaço para 

banner

 educativo

(2)

Consultorias em Metodologia Científica e

de Organizações

Roberto Teixeira

Home

Macroprocesso dos Serviços

Processo I

Processo II

Processo III

Legalidade da pesquisa profissional

Referências

Links p/produções

Metodologia Científica

Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Qualitativa

Metodologia dos Indicadores e Interdisciplinaridade

Tendências Pedagógicas

Contate-nos:

e-mail

Telefone: (92)

3237-3705

Manaus/Amazonas

Processo III - Ações

 

Espaço p/ 

banner

 educativo

(3)

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço p/ 

banner

 educativo

(4)

 

 

 

 

 

 

 

Espaço p/ 

banner

 educativo

(5)

 

Consultoria Empresarial (Modernização Administrativa)

Consultoria II

·         Desenvolvimento dos aportes da Organização, Sistemas e Métodos (OS&M), com aplicação da metodologia de Gestão por Processo (GpP), para melhoria da qualidade do macroprocesso (contexto organizacional - abordagem da cultura organizacional, ganhos de efetividade/lucratividade e qualidade de vida no trabalho – valorização do capital humano/intelectual), e do processo (um dos órgãos/departamento-chave / core competence - ganhos de eficiência e eficácia);

·         Disseminação da metodologia gestão gerencial (metodologia administrativa avançada à teoria burocrática) com foco na busca de resultados no macroprocesso organizacional e na identificação de oportunidades de melhorias: interna (otimização dos recursos nas áreas meio e fim) e externas: recursos de mercado;

·         Desenvolvimento por meio da metodologia de gestão de pessoas, dos recursos humanos, visando a descoberta de competências centrais (core competence), como fator-chave para disseminação da identificação de oportunidades de melhoria (talento/competência como estratégia e valorização do capital humano/intelectual), na organização do trabalho e no conjunto dos processos organizacionais;

·         Implantação e treinamento em dez ferramentas administrativa da qualidade: 5S (5 Sensos), método (ou Ciclo) PDCA, fluxograma, folha de verificação, 5W1-2H, processo de estratificação, diagrama de Pareto, diagrama de Ishikawa (espinha de peixe ou causa e efeito), técnica nominal de grupo (TNG), análise do campo de forças (ACF);

·         Elaboração, implantação e treinamento de sistemas de medição de desempenho quali-quantitativo (atributo/variáveis) no macroprocesso organizacional (ênfase nos indicadores financeiros e não-financeiros/operacionais);

·         Elaboração e implantação do perfil empresarial (análise-contextual mercadológica, estabelecendo  como cotejamento a metodologia PFPF ouSWOT, combinada com a Teoria do GAP de Parasuraman et al.) e diagnóstico do nicho/market share;

·         Elaboração do Planejamento Estratégico (PE) e Estretágia Empresarial (EE), com foco nas unidades estratégicas de negócio - UEN ou para cada unidade centro de competência-chave de negócio (core business competence);

·         Elaboração de manual (regimento interno) ou guia de competência das atividades/rotinas da organização;

·         Assessoria em Direito Administrativo e Direito da Informática - para Contratos de Trabalho.

Consultoria em Educação (DOCÊNCIA / Assessoria aos processos educativos na forma e modo terceirizada)

Consultoria III

  • Leciona-se - nos modos: presencial (local ou no domicílio do aluno/cliente) ou virtual (por meio da EDMC), a disciplina Metodologia do Trabalho Científico (MTC), com base em conteúdo-programático fundamentado (aporte teórico: Metodologia Científica e Metodologia da Pesquisa, Construtivismo, Teoria Sócio-Interacionista, Teoria Dialógica, Andragogia, Teoria Geral de Sistemas-TGS, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, nas abordagens qualitativa e quantitativa, operando a fronteira didática do processo educativo), visando desenvolver e qualificar o cliente-discente no ensino-aprendizagem (e uso dos aportes: indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico) da: motivação, do pensar, da absorção, da prática, do pensamento crítico (reflexão-ação-reflexão), da interpretação (sentido literal e alcance do uso da MTC), da compreensão sobre forma e conteúdo da escrita científica, e do uso das Normas da ABNT, por meio da sistematização entre a teoria (procedimentos didáticos da MTC) e exercícios práticos - aplicabilidade na elaboração de plano/projeto de pesquisa, TCCs (graduação, pós-graduação e stricto sensu), relatório de estágio, artigos teóricos e teóricos-empíricos(trabalhos de campo), com articulação entre o sistema teórico estudado e os sujeito e objeto do mundo fenomenológico. Pois, entende-se que o primeiro ato para a prática da pesquisa, está na "intuição", e esta, é a priori um método, a posteriori  uma técnica analítica. Logo, como desenvolvê-la com o acadêmico iniciante ou avançado na pesquisa metodológica? Temos a solução!;

  • Elaboração e repasse ao cliente-aluno, por meio do processo educativo dos conteúdos que constituem o trabalho de conclusão de curso (TCC), quer seja, em nível lato sensu (Graduação ou Especialização), e stricto sensu (Mestrado/Doutorado);

  • Elaboração de Projeto Político-Pedagógico (PPP), com foco no Planejamento Estratégico Situacional (PES), e Gestão da Qualidade na Educação;

  • Elaboração de metodologia pedagógico-didática - com ênfase na Gestão da Qualidade Total  (GQT), aplicada no conteúdo programático (Plano de Curso/Aula), visando a interação/interface: educador versus educando (com foco no feedback positivo - efeito teleológico didático).  

Espaço p/ 

banner

 educativo

(6)

 

 

 

Espaço p/banner de apoio educativo (7) 

 

 

 

  Espaço p/banner de apoio educativo (8)

 

 

Home page                    Macroprocesso                        Processo I                        Processo II

Webmaster : Roberto Teixeira     Atualizada em : 08.ABR.2007     Visitante:          Horário :     /  Data :